sábado, 29 de maio de 2010

ASTRA GLS 2.0 16V 1998

Olá pessoal !, Hoje vou contar sobre um carro de 1998 que meu pai teve, e que inclusive foi o carro que usei para aprender a dirigir =) ASTRA GLS Sedan 2.0 16V. Para o desenho da época, era um carro robusto, bem equipado, e potente em comparação com outras marcas.


O carro em si, tinha um desighn moderno aparentemente, pois era um modelo europeu antigo O ponto forte era o motor 2.0 16V (C20X), esse dava destaque em comparação com Eoutros motores 2.0 8v da chevrolet, porém nunca se tornou Flex, e sua produção foi descontínua morrendo com os ultimos lançamentos do ASTRA GSI (modelo renovada). O motor 2.0 16V da Chevy, pode ser encontrado no antigo Vectra GSI 2.016V (1993~1995) e também equipado no Calibra 2.0 16V (1994~1995) (carro bem aerodinâmico com cara de esportivo, eu queria um =D), porém esses estavam com o central eletrônico remapeado para gerar 150 cv a 6000 rpm em comparação com os 128cv do modelo Astra 1998 (que mais tarde foi remapeado para 136cv), o tórque do astra era aproximado 19,6 kgfm a 4800 rpm o que oferecia um bom desempenho na estrada e na cidade. O carro era gostoso de dirigir (quando novo), as marchas eram longas, e a troca de marcha era pouco frequente dependendo das condições em que se encontra quando esta dirigindo. O carro conségue atingir 200 km/h certinho de acordo com os dados, porém nunca passei de 120 km/h (isso pq tinha acabado de receber a carta).


Um dos problemas que encontrei com freqüência era o motor em si. De alguma maneira esses motores fiacavam encharcados de óleo, (razão ? enexplicavel)... , outro problema era o ressecamento das peças de borracha e plástico, levando ao fator de perceber que tava vazando gasolina devido ao ressecamento de uma mangueira de borracha, isso foi problemático, só que de resto tudo de bom ;D . Rodamos aprox 280 mil km com o carro antes de vender o carro e até lá.. o carro ainda estava em ótimas condições, porém beeem rodado.. provavelmente tinha passado por uns 4 retificações, e manutenção tava sempre em dia, pois era o carro de trabalho do meu pai então, tudo tinha que estar em ordem. Eu gostaria de falar sobre os testes de aceleração, porém, como não tive oportunidade de andar com o carro, não tenho como oferecer os resultados D= O consumo fica em torno de 8 na cidade e uns 11 na estrada, é um consumo relativo, e tanque de combustível comportava 55 litros se não me engano D=.


Foi um bom carro, e posso dizer que gostei bastante (na época), O astra GLS que eu peguei era um modelo simples, sem computador de bordo e teto, mas tinha freios a disco nas 4 rodas com ABS, rodas aro 15 com 5 furações, farol de milha, ar condicionado, direção hidráulico, air bag duplo, toca CD e.. e só D= HEUHeuheuehue mas já me contentava com todos esses items. No caso de assento, eu lutaria para sentar em frente, pois os passageiros que vão atrás... vão sofrer um pouco com a falta de espaço mesmo sendo sedan 4 portas (isso é relativo, pois depende da altura do ocupante).
-
Conclusão, como todo carro, ele precisa de cuidados do dono, porém como sabemos, tem carros que foram produzidos com qualidade excepcional e dá pouco problem ao longo do tempo, enquanto outros com baixa restrição de qualidade, e então quebra fácil, AStra fica enquadrado na segunda opção para mim, o carro era frágil, as peças internas eram fáceis de quebrar pois os plásticos ressecavam com facilidade, e a manutenção era caro. Já o desempenho era bom, com motor 2.0 16V, mesmo com 128 cv, tinha muita força para ultrapassagems, etc.
-
Bem fica por aqui =D
Abraços !



terça-feira, 25 de maio de 2010

Lexus ES300 1993

Olá pessoal, hoje vou comentar a respeito de um grande amigo meu, o LEXUS ES300 1993 (WWAAAWWW LEXUS!!!!), esse carro, não tem detalhes! Simplesmente magnífico, e genial pelo ano (1993) de fabricação dela. Acho que os Japoneses pensaram em tudo quando construiram o Lexus ES300, pois sinceramente, cada detalhe do carro é d+! (LOL) Como sabemos, LExus é divisão de luxo da toyota, ou seja, Lexus leva as melhores peças selecionadas, fabricadas pela toyota, para construir seus carros no japão. Para referência, a versão do carro Toyota recebe o nome WINDOM, tendo em mente que as peças do Toyota Windom e Lexus ES300 são os mesmos (e a motorização do Camry por sua vez também é igual).






Muito bem pessoal, a parte LEGAL desse carro, é que ele vem com motor V6 3.0 24 Válvulas com QUAD CAM, e sistema VVTI antigo, gerando 191 cv a 5200 rpm e tórque máximo de 28,1 kgf.m a 4400 rpm (modelo do motor é 3VZ-FE) !!!! (WWAAAAAWWWwwww Sériooo???!!! YEah!) Sim ! É muita força ! Para um carro de 1993, isso eu concordo =D e acho que ainda dá para adaptar, trocando os bicos injetores, e remapeando o central (ECU), e em fim... saltar para uns 220 cv. Turbina, seria interessante instalar, pois de acordo com alguns relatos, esses motores aguentam turbina com pressão alta e alguns chegam a colocar 350 cv debaixo do capô sem precisar forjar ou modificar componentes pois o motor é bem rígido e aguenta grandes pressões, imagine um Bloco de motor grosso fabricado para caminhonetes... Mas isso talvez fica mais para frente.. quem sabe... Voltando para o assunto, se é velocidade e arranque que vc quer, vc terá com um Lexus Es300, eu consegui fazer de 0 a 100 km/h em aproximadamente 8 segundos. Nada mal para um motor de 191 cavalos que empurra quase 1,7 toneladas de peso gerenciado por 4 marchas controlado pelo computador (câmbio automático). O cambio automático é convencional (L, 2, D , N e R), porém pode selecionar as marchas manualmente e colocando em "L" para 1a marcha , "2" para segunda marcha , "D" para a 3a marcha, e em fim "D" com overdrive para selecionar a 4a marcha. Porém lembre-se, por ser câmbio automatico selecionando o "D" ele já passa de marcha em marcha, sem precisar rodar por "L" e "2". Se pisar fundo vc pode ver o conta giro subir até 5200 rpm (ronco do motor é muito silencioso e suave) e depois selecionar a próxima marcha, OU SE QUISER, aperte o botão, "ECT POWER" encontrado do lado da alavanca do câmbio, para uma tacada mais esportiva, elevando a rotação do motor para 6500 giros! A velocidade máxima que eu consegui atingir foi de aproximadamente 100 milhas/h, ou seja. uns 160 km/h pois não tive mais estrada para acelerar hehehehe mas acredito que possa atingir + de 200 km/h. Já o consumo, eu não garanto tanta felicidade, o tanque conségue segurar 70 litros de gasolina, e por incrível que pareça, esses 70 litros não conségue durar uma semana dependendo das condições de condução. Na cidade a minha média é de aprox 7 km/l e na estrada consegui fazer aprox 11km/l, é dígno de um motor 3.0 V6, podendo considerar econômico em comparação com outros motores do mesmo porte, e é claro.. dirigindo calmamente. Se for levar pelo lado esportivo, vc deve fazer uns 4~5 km/l na cidade e 8~9 na estrada.





Lexus ES300 1993 já vem de série sistema de freios ABS (Disco nas 4 rodas, discos grandes, que seguram o carro mesmo !), teto solar, airbag para motorista, computador de bordo, tocador de fitas e Disqueteira (para seis cds), rádio AM-FM, direção hidráulica, sistema de som com 195 Watts de potência, porta malas gigantesca (é grande, só que difício de colocar as bagagems, pois a abertura fica por cima), acomodação para 4 passageiros com super conforto (carro é largo e longo), rodas aro 15 (é.. bem.. para época rodas aro 15 era bacana.. mas hoje.. acho que ele combina com um 18), alarme, farol de milha, bancos com regulagem elétrica, aquecedor de banco, ar condicionado, entre outros detalhes bacanas.

Ao entrar em um Lexus, o conforto é excepcional, tanto que diz a lenda, que Lexus foi criado para competir com BMW e Mercedez, e é o melhor carro de revenda nos EUA devido a qualidade desse. É certo que o meu ES300 de 1993 já tem 17 anos, e ele continua novinho em folha, e continua gostoso de dirigir, sem contar com uns barulhinhos tititi.. que aparece de vez em quando, mas em comparação com outros carros que já tive, é outro padrão de qualidade (eu diria qualidade superior) Se vc tiver um e for sair e não for o motorista, lute para sentar nos assentos de trás (não no meio)... pois é 150% mais confortável que sentar nos bancos da frente hehehe. vai por mim experiência própria, sentar atrás é ROXS! (como dizem meus amigos).

Na questão de peças e manutenção do carro, já compromete muito. Como estamos no Brasil, produtos importados significa altos custos (e ainda 1993!.. no way man), então, manter um carro desses, é considerado dor de cabeça. O que vc pode fazer é comprar peças do ferro velho e subistituir a peça danificada, ou esperar alguns meses para a peça chegar através da importação. Mas como eu tenho um Lexus ES300 1993, posso dizer que as peças são construídas com muita qualidade, até hoje não encontrei defeito (só o teto solar que não abre mais, preciso saber como concertar hehehee) Peças ressecadas? não tem por enquanto. já o Seguro... que seguro? ACho que a seguradora não oferece mais cobertura para esses carros... .=_=

Bem, se vc é daqueles que gosta desses carros clássicos , eu recomendo ter um =D, é legal, bacana, e dá pouca dor de cabeça (pelo menos o meu nunca deu problema) Probleminhas de mecÂnica como vazamento, troca de pastilhas de freio, etc, pode ser resolvido levando o carro para uma oficina especializada, muitas vezes no mercado tem peças que podem ser adaptadas (mas prefiro comprar tudo original... ).

Valew pessoal, grande abraço a todos que leram este Blog =D Postarei outros carros que eu já dirigi quando eu tiver tempo =p
Uruz 7





CARROS xD S2 Carros

Olá pessoal =D !! Aqui é Uruz 7 e estou postando neste Blog magnífico, os carros que passaram por mim =D e que já dirigi, e comentarei o que eu achei etc =D Tentarei oferecer especificações dos motores, e muito mais =D