domingo, 19 de setembro de 2010

VW Golf IV 1.6 SR 2000

OOOiii Pessoal, Demorei para voltar, mas voltei ! YEAH! Hoje vou comentar sobre um carro que me serviu bem quando eu era jovem, GOLF IV ano 2000 com motor 1.6 8V SR, versão europeu.




O que posso dizer a respeito do carro? Foi meu primeiro carro de uso diário, e posso dizer que é um bom carro, porém problemático, uma vez que eu peguei de segunda mão. Mas descontando com os grandes problemas que tive, foi bastante agradável dirigir um Golf por aí. =) POr ser um Hatch, ele faz muito sucesso entre o público jovem, porém o preço é um pouco salgado principalmente o seguro.


O modelo SR vem equipado com motor EA-113, modelo alemã, e esses motores só encontra nos carros fabricados entre 1999 até 2001. Por ser importado, a manutençaõ desse é um pouco mais cara que as versões equipadas com motor EA-111, já produzidos no Brasil (o qual equipa outros modelos da Volks) porém, a eficiÊncia é um pouco melhor, comparado com a EA-111 (usando gasolina para testes).







O motor EA-113 de 1600 cilindrada, conségue gerar 101 cavalos a 5600 rpm , e tórque máximo de 14,8 kgfm a 3800 rpm. Eu diria que são valores dígnos para um motor 1.6 de 8 válvulas, pois na época esses valores apresentam um bom rendimento para o automóvel em comparação com os motores da geração anterior. Esse motor vem equipado com uma caixa de câmbio de 5 marchas, e seu motor é de liga de alumínio, o que torna o rendimento muito melhor ao trocar calor com o ambiente. O performance do carro, eu diria que não é tão satisfatório, pois saiba que Golf tem aprox 1,149 kg, então ... um motor 1.6 e ainda com Gasolina Brasileira... não deu muito conta do recado hehehe. Acelerações de 0 a 100 diz a Volks, deve fazer em torno de 11,7 segundos, porém para mim, consegui apenas em aprox 15~16 segundos, ou seja, Redículo ! Até pensei em equipar uma turbina, MAS como estamos no BRasil, isso seria grande problema para seguro, agentes de trânsito e entre outros fatores. A velocidade máxima desse carro é 184 km/h, isso pelo menos eu consegui atingir, numa descida em seguida de subida, com gasolina aditivada normal, vc deve atingir 180 km/h, porém abastecido com PODIUM da BR, eu consegui 190 km/h, uma taxa interessante. Esse motor, podemos dizer, é bem sensível, se abastecer com Gasolina ruim, ele passa a beber muito e a engasgar, caso abasteça com gasolina aditivada, ele passa a ter um comportamento muito melhor e econômico. Que por sua vez é bem econômico. Seus 55 litros, conségue durar um pouco mais de 1 mÊs rodando pela cidade e estrada.
Obtive a média de 12 km/l na cidade e 16,8 km/l na estrada, ou seja bem econômico. (Esse valor muda se usar ar condicionado, pois ao acionar, parece que o carro fica super fraco em acelerações).

Como tive problemas com o rendimento do motor, passei a equipar uns acessórios interessante, como Hyper Voltage, Oleo Lubrificante Mobil 1, AFC NEO (gerenciador de combustível), Bomba de combustível modificada (maior pressão), e Filtro Esportivo (dava um ronco LEGAL), tornando o carro um pouco mais esperto nas acelerações com todos os equipamentos instalados acima, o Golf passou a fazer de 0 a 100 km/h em aprox 12 segundos, ou seja, uma melhora de 3 a 4 segundos nos testes anteriores. =) OH YEAHHhh !!! e o que tornou o carro mais gostoso de dirigir. Porém apó sequipar o carro com esses componentes, eu não tive oportunidade de testar a velocidade máxima então.. deixa para lá.. =_='


Para as pessoas que gostariam de ter um Golf IV, recomendo que fiquem atento no seguro, pois é redículamente caro. Dizem que é muito visado para roubo devido as peças, mas acho que isso tudo é conversa para boi dormir, além do mais, isso também depende de região em região.
O interior do carro, é bastante agradável, posição de dirigir, etc. Mas por ser carro usado, o primeiro dono teve muito discuido com o painel do carro etc, então havia riscos ali, outros lá... e para piorar, a Volks passa um tipo de película especial nas partes plásticas, o que com o passar do tempo, acaba resultando em ressecamento desse, e ao arranhar sem querer, fica com um risco feio. Para tirar essas películas, basta arrancar as peças e lavar com sabão e água morna, porém o carro acaba perdendo o valor na hora da venda. =( Isso tudo, para quem gosta dos mínimos detalhes do carro, acaba sofrendo muito (EU no caso). Outro problema que reparei foi o vidro elétrico, as peças não aguentam por ser plástico, e com aprox 1 ano de uso.. o vidro cai para dentro, só tenho uma coisa a dizer sobre isso... REDÍCULO !!!!!. DE resto tudo funcionou perfeitamente, o motor deu pouca manutenção, porém quando dava problema, as peças eram caras X_X.
Golf IV 1.6 SR, é um carro regular de dirigir, bem sensato, porém suas peças do habitáculo são frágeis o que resulta na quebra ao passar do tempo (em média 5 anos hueheuhe). Já comparei com um Audi A3 1.6, do mesmo ano, e sinceramente, a qualidade é muito melhor, porém o preço é um pouco mais caro. Golf ano 1999 a 2001 vem equipado de série com freios a disco nas 4 rodas, ar condicionado, (radio opcional), trio elétrico, alarme e só. Bem simples. As versões 2.0 possui um desempenho um pouco melhor, porém naõ se compara aos motores modernos de hoje, por isso acho que o único que compensa investir é a versão GTi, no mundo dos Golfs.
Resumindo tudo - É um bom carro pessoal, mas sinceramente, eu não voltaria a pegá-lo (exceto a versão GTi) .
Bem, por hoje é só =)
Abraços ! para aqueles que lêem meu Blog de carros x)