sábado, 29 de maio de 2010

ASTRA GLS 2.0 16V 1998

Olá pessoal !, Hoje vou contar sobre um carro de 1998 que meu pai teve, e que inclusive foi o carro que usei para aprender a dirigir =) ASTRA GLS Sedan 2.0 16V. Para o desenho da época, era um carro robusto, bem equipado, e potente em comparação com outras marcas.


O carro em si, tinha um desighn moderno aparentemente, pois era um modelo europeu antigo O ponto forte era o motor 2.0 16V (C20X), esse dava destaque em comparação com Eoutros motores 2.0 8v da chevrolet, porém nunca se tornou Flex, e sua produção foi descontínua morrendo com os ultimos lançamentos do ASTRA GSI (modelo renovada). O motor 2.0 16V da Chevy, pode ser encontrado no antigo Vectra GSI 2.016V (1993~1995) e também equipado no Calibra 2.0 16V (1994~1995) (carro bem aerodinâmico com cara de esportivo, eu queria um =D), porém esses estavam com o central eletrônico remapeado para gerar 150 cv a 6000 rpm em comparação com os 128cv do modelo Astra 1998 (que mais tarde foi remapeado para 136cv), o tórque do astra era aproximado 19,6 kgfm a 4800 rpm o que oferecia um bom desempenho na estrada e na cidade. O carro era gostoso de dirigir (quando novo), as marchas eram longas, e a troca de marcha era pouco frequente dependendo das condições em que se encontra quando esta dirigindo. O carro conségue atingir 200 km/h certinho de acordo com os dados, porém nunca passei de 120 km/h (isso pq tinha acabado de receber a carta).


Um dos problemas que encontrei com freqüência era o motor em si. De alguma maneira esses motores fiacavam encharcados de óleo, (razão ? enexplicavel)... , outro problema era o ressecamento das peças de borracha e plástico, levando ao fator de perceber que tava vazando gasolina devido ao ressecamento de uma mangueira de borracha, isso foi problemático, só que de resto tudo de bom ;D . Rodamos aprox 280 mil km com o carro antes de vender o carro e até lá.. o carro ainda estava em ótimas condições, porém beeem rodado.. provavelmente tinha passado por uns 4 retificações, e manutenção tava sempre em dia, pois era o carro de trabalho do meu pai então, tudo tinha que estar em ordem. Eu gostaria de falar sobre os testes de aceleração, porém, como não tive oportunidade de andar com o carro, não tenho como oferecer os resultados D= O consumo fica em torno de 8 na cidade e uns 11 na estrada, é um consumo relativo, e tanque de combustível comportava 55 litros se não me engano D=.


Foi um bom carro, e posso dizer que gostei bastante (na época), O astra GLS que eu peguei era um modelo simples, sem computador de bordo e teto, mas tinha freios a disco nas 4 rodas com ABS, rodas aro 15 com 5 furações, farol de milha, ar condicionado, direção hidráulico, air bag duplo, toca CD e.. e só D= HEUHeuheuehue mas já me contentava com todos esses items. No caso de assento, eu lutaria para sentar em frente, pois os passageiros que vão atrás... vão sofrer um pouco com a falta de espaço mesmo sendo sedan 4 portas (isso é relativo, pois depende da altura do ocupante).
-
Conclusão, como todo carro, ele precisa de cuidados do dono, porém como sabemos, tem carros que foram produzidos com qualidade excepcional e dá pouco problem ao longo do tempo, enquanto outros com baixa restrição de qualidade, e então quebra fácil, AStra fica enquadrado na segunda opção para mim, o carro era frágil, as peças internas eram fáceis de quebrar pois os plásticos ressecavam com facilidade, e a manutenção era caro. Já o desempenho era bom, com motor 2.0 16V, mesmo com 128 cv, tinha muita força para ultrapassagems, etc.
-
Bem fica por aqui =D
Abraços !



Um comentário: