terça-feira, 25 de maio de 2010

Lexus ES300 1993

Olá pessoal, hoje vou comentar a respeito de um grande amigo meu, o LEXUS ES300 1993 (WWAAAWWW LEXUS!!!!), esse carro, não tem detalhes! Simplesmente magnífico, e genial pelo ano (1993) de fabricação dela. Acho que os Japoneses pensaram em tudo quando construiram o Lexus ES300, pois sinceramente, cada detalhe do carro é d+! (LOL) Como sabemos, LExus é divisão de luxo da toyota, ou seja, Lexus leva as melhores peças selecionadas, fabricadas pela toyota, para construir seus carros no japão. Para referência, a versão do carro Toyota recebe o nome WINDOM, tendo em mente que as peças do Toyota Windom e Lexus ES300 são os mesmos (e a motorização do Camry por sua vez também é igual).






Muito bem pessoal, a parte LEGAL desse carro, é que ele vem com motor V6 3.0 24 Válvulas com QUAD CAM, e sistema VVTI antigo, gerando 191 cv a 5200 rpm e tórque máximo de 28,1 kgf.m a 4400 rpm (modelo do motor é 3VZ-FE) !!!! (WWAAAAAWWWwwww Sériooo???!!! YEah!) Sim ! É muita força ! Para um carro de 1993, isso eu concordo =D e acho que ainda dá para adaptar, trocando os bicos injetores, e remapeando o central (ECU), e em fim... saltar para uns 220 cv. Turbina, seria interessante instalar, pois de acordo com alguns relatos, esses motores aguentam turbina com pressão alta e alguns chegam a colocar 350 cv debaixo do capô sem precisar forjar ou modificar componentes pois o motor é bem rígido e aguenta grandes pressões, imagine um Bloco de motor grosso fabricado para caminhonetes... Mas isso talvez fica mais para frente.. quem sabe... Voltando para o assunto, se é velocidade e arranque que vc quer, vc terá com um Lexus Es300, eu consegui fazer de 0 a 100 km/h em aproximadamente 8 segundos. Nada mal para um motor de 191 cavalos que empurra quase 1,7 toneladas de peso gerenciado por 4 marchas controlado pelo computador (câmbio automático). O cambio automático é convencional (L, 2, D , N e R), porém pode selecionar as marchas manualmente e colocando em "L" para 1a marcha , "2" para segunda marcha , "D" para a 3a marcha, e em fim "D" com overdrive para selecionar a 4a marcha. Porém lembre-se, por ser câmbio automatico selecionando o "D" ele já passa de marcha em marcha, sem precisar rodar por "L" e "2". Se pisar fundo vc pode ver o conta giro subir até 5200 rpm (ronco do motor é muito silencioso e suave) e depois selecionar a próxima marcha, OU SE QUISER, aperte o botão, "ECT POWER" encontrado do lado da alavanca do câmbio, para uma tacada mais esportiva, elevando a rotação do motor para 6500 giros! A velocidade máxima que eu consegui atingir foi de aproximadamente 100 milhas/h, ou seja. uns 160 km/h pois não tive mais estrada para acelerar hehehehe mas acredito que possa atingir + de 200 km/h. Já o consumo, eu não garanto tanta felicidade, o tanque conségue segurar 70 litros de gasolina, e por incrível que pareça, esses 70 litros não conségue durar uma semana dependendo das condições de condução. Na cidade a minha média é de aprox 7 km/l e na estrada consegui fazer aprox 11km/l, é dígno de um motor 3.0 V6, podendo considerar econômico em comparação com outros motores do mesmo porte, e é claro.. dirigindo calmamente. Se for levar pelo lado esportivo, vc deve fazer uns 4~5 km/l na cidade e 8~9 na estrada.





Lexus ES300 1993 já vem de série sistema de freios ABS (Disco nas 4 rodas, discos grandes, que seguram o carro mesmo !), teto solar, airbag para motorista, computador de bordo, tocador de fitas e Disqueteira (para seis cds), rádio AM-FM, direção hidráulica, sistema de som com 195 Watts de potência, porta malas gigantesca (é grande, só que difício de colocar as bagagems, pois a abertura fica por cima), acomodação para 4 passageiros com super conforto (carro é largo e longo), rodas aro 15 (é.. bem.. para época rodas aro 15 era bacana.. mas hoje.. acho que ele combina com um 18), alarme, farol de milha, bancos com regulagem elétrica, aquecedor de banco, ar condicionado, entre outros detalhes bacanas.

Ao entrar em um Lexus, o conforto é excepcional, tanto que diz a lenda, que Lexus foi criado para competir com BMW e Mercedez, e é o melhor carro de revenda nos EUA devido a qualidade desse. É certo que o meu ES300 de 1993 já tem 17 anos, e ele continua novinho em folha, e continua gostoso de dirigir, sem contar com uns barulhinhos tititi.. que aparece de vez em quando, mas em comparação com outros carros que já tive, é outro padrão de qualidade (eu diria qualidade superior) Se vc tiver um e for sair e não for o motorista, lute para sentar nos assentos de trás (não no meio)... pois é 150% mais confortável que sentar nos bancos da frente hehehe. vai por mim experiência própria, sentar atrás é ROXS! (como dizem meus amigos).

Na questão de peças e manutenção do carro, já compromete muito. Como estamos no Brasil, produtos importados significa altos custos (e ainda 1993!.. no way man), então, manter um carro desses, é considerado dor de cabeça. O que vc pode fazer é comprar peças do ferro velho e subistituir a peça danificada, ou esperar alguns meses para a peça chegar através da importação. Mas como eu tenho um Lexus ES300 1993, posso dizer que as peças são construídas com muita qualidade, até hoje não encontrei defeito (só o teto solar que não abre mais, preciso saber como concertar hehehee) Peças ressecadas? não tem por enquanto. já o Seguro... que seguro? ACho que a seguradora não oferece mais cobertura para esses carros... .=_=

Bem, se vc é daqueles que gosta desses carros clássicos , eu recomendo ter um =D, é legal, bacana, e dá pouca dor de cabeça (pelo menos o meu nunca deu problema) Probleminhas de mecÂnica como vazamento, troca de pastilhas de freio, etc, pode ser resolvido levando o carro para uma oficina especializada, muitas vezes no mercado tem peças que podem ser adaptadas (mas prefiro comprar tudo original... ).

Valew pessoal, grande abraço a todos que leram este Blog =D Postarei outros carros que eu já dirigi quando eu tiver tempo =p
Uruz 7





10 comentários:

  1. Hmm Eh mesmoo, mas não é o carro mais foda do Uruz 7?? D= Esse carro serviu quase 3 temporadas do filme inteiro.. e acabou explodindo no ultimo filme.. onde Uruz 7 teve que sacrificá-lo por um bem maior D= .. eu quase chorei quando o Lexus foi embora... mas acontece...

    ResponderExcluir
  2. Talvez tunando há necessidade de forjar os pistões etc... afinal.. são feitos de alumínio, + cv significa + pressão e temperatura.. o que resolta em derreter essas peças HUEheueh xD

    ResponderExcluir
  3. Amigão, curti sua matéria, será que vc poderia me ajudar? estou comprando um es300 93, e estou com dúvida sobre o lubrificante tanto do motor quanto do câmbio, vc poderia me passar qual é a especificação dos óleos? Outra coisa, percebi que de vez em quando quando o carro está quente, vasa um pouco de água pelo respiro do reservatório, só quando o carro está com o otor desligado, isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Lubrificante do motor recomendado, vc pode usar um padrão SAE 10W-30 sintético ou semi, (eu recomendo Mobil 1 hehehe)

      Lubrificante para transmissão: Fluido para câmbio automático (Dextron II) de boa qualidade já resolve, só que não recomendo trocar, em muitos carros com cambio automático, as vezes se não tiver infiltração pode durar a vida inteirinha. No caso se for preciso trocar, pode ser que melhore pode ser que piore, pois dentro do mecanismo há diversas eletro válvulas e peças sensíveis, se vc trocar o fluido, ele vai limpar a parte interna o que pode trazer riscos de entupimento ou emperrar devido aos residos que se soltou.

      E não é normal vasar água.. essa água vc diz que é fluido de radiador? Se for por de ser que esta cheio d+ (acima do nível) para acontecer tal processo, porém se estiver tudo certinho não é normal vazar.

      Abraços, espero ter ajudado, qualquer coisa, só perguntar =)

      Excluir
  4. Gostei do seu comentário, continuo namorando com LEXUS tenho 68 anos e preciso de conforto, rodo pouco, mais preciso do conforto que ele oferece.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia estou comprando um 1992 , gostei muito do seu comentário ,é vdd mesmo que não dá gasto algum,só fazendo as preventivas de sempre.

    ResponderExcluir
  7. tenho um ano 98... show de bola! mecânica intacta

    ResponderExcluir
  8. Amigao, acabei de adquirir um LS 300 93, falantes sobre trocar os bicos rpa ganhar potência, até turbo... tens algum projeto aí pra compartilhar comigo!? Obrigado

    ResponderExcluir