domingo, 19 de setembro de 2010

VW Golf IV 1.6 SR 2000

OOOiii Pessoal, Demorei para voltar, mas voltei ! YEAH! Hoje vou comentar sobre um carro que me serviu bem quando eu era jovem, GOLF IV ano 2000 com motor 1.6 8V SR, versão europeu.




O que posso dizer a respeito do carro? Foi meu primeiro carro de uso diário, e posso dizer que é um bom carro, porém problemático, uma vez que eu peguei de segunda mão. Mas descontando com os grandes problemas que tive, foi bastante agradável dirigir um Golf por aí. =) POr ser um Hatch, ele faz muito sucesso entre o público jovem, porém o preço é um pouco salgado principalmente o seguro.


O modelo SR vem equipado com motor EA-113, modelo alemã, e esses motores só encontra nos carros fabricados entre 1999 até 2001. Por ser importado, a manutençaõ desse é um pouco mais cara que as versões equipadas com motor EA-111, já produzidos no Brasil (o qual equipa outros modelos da Volks) porém, a eficiÊncia é um pouco melhor, comparado com a EA-111 (usando gasolina para testes).







O motor EA-113 de 1600 cilindrada, conségue gerar 101 cavalos a 5600 rpm , e tórque máximo de 14,8 kgfm a 3800 rpm. Eu diria que são valores dígnos para um motor 1.6 de 8 válvulas, pois na época esses valores apresentam um bom rendimento para o automóvel em comparação com os motores da geração anterior. Esse motor vem equipado com uma caixa de câmbio de 5 marchas, e seu motor é de liga de alumínio, o que torna o rendimento muito melhor ao trocar calor com o ambiente. O performance do carro, eu diria que não é tão satisfatório, pois saiba que Golf tem aprox 1,149 kg, então ... um motor 1.6 e ainda com Gasolina Brasileira... não deu muito conta do recado hehehe. Acelerações de 0 a 100 diz a Volks, deve fazer em torno de 11,7 segundos, porém para mim, consegui apenas em aprox 15~16 segundos, ou seja, Redículo ! Até pensei em equipar uma turbina, MAS como estamos no BRasil, isso seria grande problema para seguro, agentes de trânsito e entre outros fatores. A velocidade máxima desse carro é 184 km/h, isso pelo menos eu consegui atingir, numa descida em seguida de subida, com gasolina aditivada normal, vc deve atingir 180 km/h, porém abastecido com PODIUM da BR, eu consegui 190 km/h, uma taxa interessante. Esse motor, podemos dizer, é bem sensível, se abastecer com Gasolina ruim, ele passa a beber muito e a engasgar, caso abasteça com gasolina aditivada, ele passa a ter um comportamento muito melhor e econômico. Que por sua vez é bem econômico. Seus 55 litros, conségue durar um pouco mais de 1 mÊs rodando pela cidade e estrada.
Obtive a média de 12 km/l na cidade e 16,8 km/l na estrada, ou seja bem econômico. (Esse valor muda se usar ar condicionado, pois ao acionar, parece que o carro fica super fraco em acelerações).

Como tive problemas com o rendimento do motor, passei a equipar uns acessórios interessante, como Hyper Voltage, Oleo Lubrificante Mobil 1, AFC NEO (gerenciador de combustível), Bomba de combustível modificada (maior pressão), e Filtro Esportivo (dava um ronco LEGAL), tornando o carro um pouco mais esperto nas acelerações com todos os equipamentos instalados acima, o Golf passou a fazer de 0 a 100 km/h em aprox 12 segundos, ou seja, uma melhora de 3 a 4 segundos nos testes anteriores. =) OH YEAHHhh !!! e o que tornou o carro mais gostoso de dirigir. Porém apó sequipar o carro com esses componentes, eu não tive oportunidade de testar a velocidade máxima então.. deixa para lá.. =_='


Para as pessoas que gostariam de ter um Golf IV, recomendo que fiquem atento no seguro, pois é redículamente caro. Dizem que é muito visado para roubo devido as peças, mas acho que isso tudo é conversa para boi dormir, além do mais, isso também depende de região em região.
O interior do carro, é bastante agradável, posição de dirigir, etc. Mas por ser carro usado, o primeiro dono teve muito discuido com o painel do carro etc, então havia riscos ali, outros lá... e para piorar, a Volks passa um tipo de película especial nas partes plásticas, o que com o passar do tempo, acaba resultando em ressecamento desse, e ao arranhar sem querer, fica com um risco feio. Para tirar essas películas, basta arrancar as peças e lavar com sabão e água morna, porém o carro acaba perdendo o valor na hora da venda. =( Isso tudo, para quem gosta dos mínimos detalhes do carro, acaba sofrendo muito (EU no caso). Outro problema que reparei foi o vidro elétrico, as peças não aguentam por ser plástico, e com aprox 1 ano de uso.. o vidro cai para dentro, só tenho uma coisa a dizer sobre isso... REDÍCULO !!!!!. DE resto tudo funcionou perfeitamente, o motor deu pouca manutenção, porém quando dava problema, as peças eram caras X_X.
Golf IV 1.6 SR, é um carro regular de dirigir, bem sensato, porém suas peças do habitáculo são frágeis o que resulta na quebra ao passar do tempo (em média 5 anos hueheuhe). Já comparei com um Audi A3 1.6, do mesmo ano, e sinceramente, a qualidade é muito melhor, porém o preço é um pouco mais caro. Golf ano 1999 a 2001 vem equipado de série com freios a disco nas 4 rodas, ar condicionado, (radio opcional), trio elétrico, alarme e só. Bem simples. As versões 2.0 possui um desempenho um pouco melhor, porém naõ se compara aos motores modernos de hoje, por isso acho que o único que compensa investir é a versão GTi, no mundo dos Golfs.
Resumindo tudo - É um bom carro pessoal, mas sinceramente, eu não voltaria a pegá-lo (exceto a versão GTi) .
Bem, por hoje é só =)
Abraços ! para aqueles que lêem meu Blog de carros x)








61 comentários:

  1. Oi amigo, eu tenho um igual versao 3 portas!!!
    Gostava de uma informaçao que ninguem msoube dar.. Esta versao tem turbo??
    Pois o meu mecanico numa factura de 625. euros adicionou oleo turbo semi sintetico 42.55
    Gostava tambem que me ajuda-se a perceber os estras que voce pos : uns acessórios interessante, como Hyper Voltage, Oleo Lubrificante Mobil 1, AFC NEO (gerenciador de combustível), Bomba de combustível modificada (maior pressão), e Filtro Esportivo (dava um ronco LEGAL) meu, meil é flaviosilva86@live.com.pt Agradecia a sua resposta..obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha n kbçote su tiver AGU...sehuido de uns numeros. eh turbo 150cv 👍

      Excluir
  2. No seu caso o seu Golf pode ser o Gti 1.8 turbo sim, de 150 cv, vc pode fazer o teste na aceleração de 0 a 100.. se vc fizer em menos de 10 segundos.. é gti de 150 cv hehehe .
    o meu é a versão 1.6 SR Alemã 2001. O óleo turbo, é bom pois protege mais, porém o melhor óleo é a Mobil 1, o melhor oleo ever o.o

    AFC Neo = Gerenciador de combustível, vc pode remapear o seu central (ECU) e pode escolher a curva de força manualmente. Funciona melhor com motores turbo.

    Bomba de combustível modificada = normalmente é o bomba que dá maior vazão de combustível, o que dá mais pressão é o melhor, no seu caso, se for o turbo mesmo vc não precisa pois a sua bomba joga quase 7 bars de pressão.

    O filtro esportivo: melhora o respiro do motor, possibilitando maior entrada de ar para o motor tendo assim + tórque em baixa rotação.

    ResponderExcluir
  3. nao.. eu tenho um com umas 20 socado no chao... fuçadao.. e foi a 195...pra nao dize q tava a 200..quase fexei o km. hehe

    ResponderExcluir
  4. cara o meu ta fumando mt e baixando oleo vou ter que fazer o motor dele? e fica caro

    ResponderExcluir
  5. tenho 1 SR 99, anda bem, 190 km/h, 12 Cidade, 16 estrada.
    estava querendo ficar mais 1 tempo com ele, mas pela idade dele, estava querendo pegar outro mais novo, qual mais indicado? queria o GTI, mas a manutenção dele é mais cara que a do SR!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, tenho um Audi A3 com motor SR, carro muito bom viajo muito com ele e impõe respeito no transito...
    Mas uma coisa me preocupa desde a compra que ele estava com uns 100 mil Km baixa óleo, tipo assim + ou - um litro a cada 1000 KM, não queima some!!
    Alguem sabe se é normal??
    Mas vou emendando pra não faltar e o carro funciona perfeito com um reloginho, agora já esta com 125 mil...
    Abraços.
    Ótimo carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm Não é normal o oleo sumir.. isso significa que táqueimando oleo sim, mas bem aos poucos, por isso que baixa oleo, bom fazer uma pequena revisão =)

      Excluir
    2. da uma olhada se não esta passando oleo para agua ou agua na vareta se tiver pode trocar a junta do cabeçote ..ok

      Excluir
  7. eu tenho um golf 99/00 ele pega normal masquando esquenta ficaruin de pegar solo eencharca e num pega mas so no trampo ja troquei o sensor de rotaçao e temperatura mas esta do mesmo geito o que faser o do meu amigo estar do mesmo geito

    ResponderExcluir
  8. eu tenho um golf 99/00 ele pega normal masquando esquenta ficaruin de pegar solo eencharca e num pega mas so no trampo ja troquei o sensor de rotaçao e temperatura mas esta do mesmo geito o que faser o do meu amigo estar do mesmo geito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifica o rele da bomba de. Combustível o meu era isso trocaram meio carro e nada ate q eu descobri sozinho

      Excluir
    2. Tinha um passat98 1.8 20v as vezes nao pegava quando quente
      Oscilava em media velocidade bomba normal bobina boa vela cabos td bom ai resolvi tirar o regulador de pressao tava danificada como se fosse uma membrana trocquei comprei a do audi 50reais ficou show voltou ao normal

      Excluir
  9. Boa noite estou comprando um golf 1.6 SR gostaria de uma ajuda o motor nao presta como dizem os buatos??

    ResponderExcluir
  10. Tenho um GOLF 1.6 SR ano 99, esse carro é muito bom, estou com ele a um ano e quase não me dá manutenção.
    Carro muito bom de andar, e econômico.
    O único problema foi que o flexivel da descarga está com um furo, é pelo o mesmo ser junto com o catalizado, essa peça é car demais.
    Mais fora isso estou adorando o carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um Golf MK4 1.6 SR mas não consigo achar a tabela dele,vc sabe me dizer o modelo dele na tabela Fipe?

      Excluir
  11. tenho um 2001 2.0 8 valvulas oque tem ha me dizer desse carro fiko com ele ou saio fora??

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde galera surgiu um brique interessante de pegar um golf 1.6 Sr ano 2000 particular muito inteiro e revisado segundo o dono qual a opinião de vcs? Manutenção muito cara? Encontra peças pra ele ainda? Vlw

    ResponderExcluir
  13. Adquiri um 1.6 SR 99/00 e encontrei quase todas as peças de reposição, claro q ñ é em qualquer loja, mas encontra sim.

    Até agora ñ me deu manutenção.

    ResponderExcluir
  14. TENHO UM GOLF 1.6 SR O MELHOR CARRO QUE JA TIVE !

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um 99 2000 zero muito novo eu do manutenção então não tenho o que reclamar muito bom o carro

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho um 99 2000 zero muito novo eu do manutenção então não tenho o que reclamar muito bom o carro

    ResponderExcluir
  17. Preciso do protetor do coxim do golf sr mas nao acho em lugar nenhum alguem sabe me dizer onde posso encontrar ?

    ResponderExcluir
  18. Tenho um sr 00 01 estou com ele á 7 anos , é o melhor carro que ja tive só troquei nele até hoje o refil da bomba de gasolina fora isso nunca me deu problema , e fora que é um carro estiloso e com rodas aro 20 faz a mulherada olhar mesmo.kkk

    ResponderExcluir
  19. Olá estou pra comprar um golf sr 2001 1.6 o q me dizem a bom carro

    ResponderExcluir
  20. Estou comprano um golf 2.0 sr ele e bom ????

    ResponderExcluir
  21. Estou comprano um golf 2.0 sr ele e bom ????

    ResponderExcluir
  22. Estou comprano um golf 2.0 sr ele e bom ????

    ResponderExcluir
  23. Estou comprano um golf 2.0 sr ele e bom ????

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Oi por favor se puder me responder te agradeço muito a peça que você conectou o filtro esportivo no dito de ar no caso na foto da cor prata você mando fazer ou comprou prota?? Qualquer coisa me chama no whats 54 81095183 ou no facebook fernando lacerda mantoan

    ResponderExcluir
  26. Olá tenho um Golf Sr !! E excelente n tenha nada a reclamar

    ResponderExcluir
  27. Golf 1.6 Sr está com problema no cabeçote vou ter q fazer a parte de cima quanto irei gastar alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de saber onde comprar essas peças?

    ResponderExcluir
  29. TENHO 1 1.6SR ANO 99 UNICA COISA QUE ME DA ARREPENDIMENTO E A DIFICULDADE PARA ACHAR AS PECAS DE RESTO NAO TENHO O QUE RECLAMA NAO TROCO POR UM GOLZINHO G4 G5 1.0 2015 OU MAIS NOVO NUNCA O QUE TENHO DE CONFORTO ELES NUNCA VAO ME PROPORCIONAR .....

    ResponderExcluir
  30. Carro muito bom, To muito da satisfeito com meu golf sr 1.6 2000

    ResponderExcluir
  31. Tenho golf 1.6 Sr me falaram muita merda do carro tudo mentira povo burro ignorância pura O Carro e bom econômico
    Silencioso não baixa água nem óleo já rodei 9000 mil km nem a água precisei coloca tá tudo ok .tem vagabundo que usa o carro a vida inteira sem da manutenção depois sai falando que é Bomba e outra coisa as peças são todas baratas e tem tudo na Net.

    ResponderExcluir
  32. boa noite tenho um cordoba mesmo motor 1.6 Sr 2001 não tenho nada a reclamar já está com220000 km.não fiz nada ainda no motor é anda bem já cheguei a 170 km.espero não me assustar quando fazer o motor.

    ResponderExcluir
  33. Tenho 1 golf 2001 1.6 sr se não tenho o que reclamar, carro bom econômico e de boa pegada, troquei algumas coisas como velas, cabos, filtro de combustível, kit correia dentada e bobina porém a bobina era original, mas isso é desgaste natural no motor mesmo nunca deu problema carro muito bom 👏👏👏👏✌

    ResponderExcluir
  34. Estou pensando em combrar um Cordoba 1.6 SR 8v, mas esta misturando agua cm óleo, quanto custa pra fazer o cabeçote de um motor desses?

    ResponderExcluir
  35. Tenho um golf 1.6 Sr nao tenho o que reclamar,pessoal não sabe o que fala deste carro,nao fazem a manutenção preventiva e depois vem dizer que as peças são caras e que o o carro não presta Affff..mal do brasileiro

    ResponderExcluir
  36. Tenho um golf Sr ,aparenta ser muito bom,bem econômico ,coloquei óleo motul no motor ,percebo quando chego em casa cheiro de fumaça ,mas não vejo a fumaça....o radiador está com água pura,ser a q ao colocar radiex não vai durar os dutos ??

    ResponderExcluir
  37. Tenho um golf 1.6 SR 2001,COM escapamento esportivo e ele falha um pouco ,essa falhassão pode ser o escapamento ou algo assim...

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde eu estou querendo pegar um golf ano 99 Sr 1.6 muito lindo ele está com 135 mil km mais estou com medo porque muitos falam muito do motor porque e importado eu tenho um Palio 1.8r ano 2010 o que você acha sai dum Palio pra um golf?????

    ResponderExcluir
  39. Boa noite, estou pensando em trocar o meu golf tenho um GLX 97 2.0 mexicano motor na garantia pneus novos amortecedores novos funcionando perfeitamente até o ar condicionado, só que pintou um golf 2001 1.6 sr,de único dono carro impecável,a quilometragem está um pouco alta más o motor foi feito a pouco tempo também, será que vale a pena por ser um carro de procedência?

    ResponderExcluir
  40. Otimo carro tenho um 1.6sr2001 completo e na vendo nao insista

    ResponderExcluir
  41. Vou fazer experiência com o golf 1.6 SR.... lembrando que carro requer cuidados e manutenção preventiva.... pintou oportunidade de pegar carro, ele tá muito bem cuidado

    ResponderExcluir
  42. Boa noite adquiri um golf 1.6 motor ap gostaria de saber qual a correia correta para compra e se tem uma correia similar de outro veículo motor ap 1.6 sr esse motor e nacional ???

    ResponderExcluir
  43. Bom dia a todos tenho um Golf 1.6 Sr a única coisa que falo para quem pergunta sobre o carro é que a manutenção é cara, mas é Golf quem pensa em pega um vai esta com um carro que até hoje não faz feio onde vc chega sempre alguém vai comentar sobre a história do carro que é um queridinho de muitos até hoje
    Estou com o meu faz 5 anos fiz muita coisa nele para andar sem medo suspensão motor caixa gastei 6000 Mil agora estou para investir na interna colocar banco da Mercedes GLA 250 e console da mesma com adaptação de freio elétrico estou curtindo muito.

    ResponderExcluir
  44. Eai blz.. preciso de um bloco motor golf1.6 8v 2000 sr consegue?.

    .

    ResponderExcluir
  45. Tenho um a 6 anos coloquei 200 não foi mais porque me fecharam 180 ponho com as 20 e pra mim carro não tem nada de problemático cai na mão de guri cola motor no chão depois fala que o bloco e caro etc 6 anos só fiz as manutenções de rotina e pra mim que antes dele tinha uma Peugeot wekend ( isso sim é carro problemático) kkk

    ResponderExcluir