quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

GM Zafira 2.0 16V - 2001

Olá pessoal, tudo beeem??? (Sim @_@) então bee Ell Zeee de Beleza xD


Hoje o carro do dia é Zafira 2.0 16V ano 2001 xD Eeebbaaa x)


O que podemos dizer, é um carro interessante, para quem gosta de viajar com a família, ou com amigos etc. D= O GM Zafira oferece um generoso pacote para esses "mini vans" que vem em princípio dominar o mercado de conceito "carro família", e vejo que até que fez sucesso aqui no Brasil, seus concorrentes eram o Citroën Picasso e o Renault Scénic. =) A princípio havia opções de dois motores, a 2.0 8V e a 2.0 16V, que logo mais tarde, é aposentada a 2.0 16V e segue o mercado com o 2.0 8V só que com alterações significativas para obter mais potência do motor.



Ok, vamos aos comentários do desempenho, o modelo que tive oportunidade de testar foi uma Zafira equipada com motor 2.0 16 válvulas, originalmente motor de Opel Calibra 2.0 16V importado em meados de 1993 a 1995, porém esse motor sofreu alterações, pois passou a ter apenas 136 cavalos de potência contra os 150 cavalos do original (pelo menos melhor que o ASTRA GLS 2.0 16V 1998 que comentei nos posts antigos). E o resultado voceis já sabem, podemos dizer, fraco, pode ser mais forte que o 2.0 8v mas mesmo assim fraco. O motor 2.0 16V (C20XE) da GM gera 136 cv a 5400 rpm, e tórque máximo de 19,6 kgf a 4600rpm, o que de acordo com os dados era para ter dado conta do recado. A velocidade máxima que atingi com o carro foi de 175 km/h, porém acho que dá um pouco mais, mas faltava pista e o motor tava berrando tão alto que parecia que ia desmontar tudo.. então melhor não tentar. E o consumo fica em torno de aprox 8 km/l na cidade, e aprox 12 km/l na estrada.
Na minha opinião, esse motor deve sofrer um pouco, devido aos seus 1480 kg de peso + passageiros, e devido ao seu tórque surgir numa faixa de rotação maior, isso significa que ele não tem força em baixa, portanto dispensa o baixo consumo. O zafira que tenho, possui aprox 194 mil km rodados, e pelo visto, se o proprietário cuidar bem do carro, eles passam a durar bastante =) Não vou dizer que o carro é ruim de dirigir, mas podemos dizer que é regular, ideal para aqueles que não são tão agitados no transito, e que gostam de andar de boa por aí, com uma van. =) A aceleração de 0 a 100 km/h, é atingido em aprox 11,8 segundos, ou seja, nada mal para uma Van ;) A estabilidade, é parecido com a do AStra, porém dispensa manobras arriscadas, pois por ser alto, seu centro de gravidade não é das boas, o que pode causar capotamento X_x . O carro vem equipado com freios a disco nas quatro rodas, e ABS mesmo nas versões mais básicas do modelo, então pode ficar tranquilo que vc estará parcialmente seguro ;D O que eu digo é.. nada de fazer burríce do tipo.. andar a 180 km/h e quando precisar do freio... Os freios conséguem segurar bem o carro, mas motoristas sem juízo não existe freio quem segura D=...
A posição de dirigir, é um pouco alta, se for ver, vc vai estar pisando no acelerador, e não empurrando o acelerador, o problema é que cansa um pouco a posição alta, e acaba atrapalhando o motorista em viagems longas (a indisponibilidade de piloto automática acaba judiando o pobre motorista, o que foi resolvido para versões de cambio automático e mais caras). Passageiros, devem ficar felizes, sentados do lado e atrás com os cintos de segurança, e os bancos não são confortáveis, pois parece que parte das costas não te apoia durante a condução, mas esses são apenas detalhes. O-o










Como podemos ver, não é um carro esportivo do jeito que eu gosto, mas é um carro bom para dirigir no seu dia-a-dia. O espaço é generoso (muito espaço pelo visto) e é um carro ideal para levar amigos e familia para passear.
Os problemas encontrados depois de alta km do carro, é o sistema de radiador, fique atento na bomba de água e na válvula termoestática, pois esses podem causar deficiência de resfriamento do motor, ou seja, a temperatura do carro passa a elevar para aprox 98~105 graus, o que causa o disparo do segundo estágio da ventoínha de resfriamento do cofre do motor. =D Um mecânico especializado deve resolver o problema.
O resto é prestar atenção na manutenção do carro como Velas de ignição, filtro de combustível, óleo lubrificante, filtro de óleo, Filtro de ar, etc.

Zafira vem com um pacote feliz, e conforto para os passageiros, há cinto de 3 pontos para 6 passageiros (cinto de 2 pontos para o passageiro do meio), porta trecos em abundância, 7 assentos, controle de som e rádio no volante, farol de milha (opcional para básico), bancos de couro (opcional), Comptdor de bordo com funções interessantes, conta giro, ar condicionado, ABS, e air bag duplo =D TUdo isso em um só pacote xD LEgal heim??
Concluíndo: Eu recomendo Zafira para aqueles que gostam de mais espaço para colocar suas coisas, famílias grandes etc. D= é um carro bom/regular, as novas versões são ainda melhores, pois disponibiliza mini mesas para passageiros =D o que é Irado @_@ , Mas os detalhes que poderiam melhorar seria disponibilizar motores mais potentes, e eficientes para o carro. Na europa possui as versões Diesel e a 2.0 Turbo, o que ganha infinitamente das versões montadas aqui no BRasil @_@, mas... como diz o ditado, a vida nem sempre é justa para todos D=
Mais uma vez, obrigado por lerem meu Blog,
Abraços, até a próxima ;)




2 comentários:

  1. Marcia Gregorio....

    Adorei ,muito bom...
    Mas tenho um sério problema com meu carro
    Há dias ele super aquece,já troquei valvula termoestática e continua fervendo.....o que será a bomba dàgua?
    Me ajudem pq onde moram é crítico achar mecânicos bons.....
    Obrigada e abraço

    ResponderExcluir
  2. No caso dá uma olhada na bomba d´água, normalmente com o tempo, o pázinho da bomba da água ele desgasta.. e passa a ter menos eficiÊncia na circulação =D

    ResponderExcluir